O Governo de Goiás anunciou a aquisição de 500 novos ônibus movidos a gás biometano para o transporte coletivo da Grande Goiânia. A nova frota integra o projeto Nova Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (Nova RMTC) e se soma aos 600 veículos elétricos e a diesel que já circulam na região.
Dentro do planejamento de renovação da frota, que segue até 2027, o objetivo é que 100% dos veículos que operam na Região Metropolitana, incluindo Senador Canedo, sejam zero quilômetro, entre modelos a diesel, elétricos e a biometano, tornando o sistema mais moderno, eficiente e sustentável.
Terminal de Senador Canedo é referência
Recentemente, a Prefeitura, em parceria com o Governo de Goiás, entregou o novo Terminal Osvaldo Augustinho Cardoso, que passou por completa requalificação com investimento superior a nove milhões de reais, executado em menos de sete meses. Localizado na Avenida Dom Emanuel, no Conjunto Uirapuru, o terminal atende cerca de 15 mil passageiros por dia, sendo um dos principais pontos de integração entre Senador Canedo e Goiânia, especialmente por meio do BRT Leste–Oeste (Eixo Anhanguera).
A estrutura foi totalmente modernizada, com novos sanitários (incluindo acessível e familiar), iluminação 100% em LED, pavimentação interna, sistema de combate a incêndio, usina solar fotovoltaica e gerador de energia, além de totens digitais com previsão de viagens em tempo real, videowall informativo, painéis de LED, sonorização e câmeras com reconhecimento facial, integradas à Polícia Militar e ao Programa Viagem Segura.
Tarifa mantida e benefício social
A Prefeitura de Senador Canedo, por meio do custeio do sistema, tem garantido a manutenção do valor da passagem sem reajustes nos últimos anos. Além disso, desde 2022, o município conta com a Meia Tarifa, que permite viagens de até 5 km dentro da cidade ou em linhas alimentadoras por apenas R$ 2,15, mediante uso do Cartão Bilhete Único — política pioneira na Região Metropolitana.
“Com a chegada da nova frota sustentável, a modernização dos terminais e a manutenção de políticas tarifárias acessíveis, Senador Canedo e a Grande Goiânia avançam rumo a um transporte público mais eficiente, tecnológico, sustentável e justo”, afirmou o prefeito Fernando Pellozo.
Texto: Victor Rodrigues
Foto: Edinan Ferreira e Alexandre Manso